Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

9/02/2011

HISTÓRIA DE TOMAR E O SOFRIDO ALAMBOR

Da polémica e descoberta do Alambor do Castelo de Tomar 
Notícias do jornal "O Templário" 01 de Set. 2011

O Jornal “O Templário” dedica esta semana  algumas páginas ao “caso Alambor”, destacando-se de entre os diversos artigos, o do Ernesto Jana, autor da tese de mestrado “ O Convento de Cristo e as obras durante o período Filipino” na qual afirma que a torre noroeste do recinto nas proximidades do local da descoberta do alambor terá sido destruída em 1618 para dar lugar à portaria filipina. Não se debruçando em concreto sobre este assunto, faz no entanto uma interessante resenha histórica do Castelo Templário em jeito de história.. “era uma vez um Alambor”, o qual achamos oportuno divulgar, não só pelo interesse histórico do artigo, mas também para reforçar a importância que os vestígios têm para o conhecimento do passado e desenvolvimento do que podemos designar de Turismo Cultural, visto levantar uma série de perguntas pertinentes.


Também não queremos deixar de fazer referência a um outro artigo intitulado “Penúria moral ou má-fé” de Margarida Pardal, no qual alerta para a falta de responsabilidade e sensibilidade para com o património histórico da parte das entidades competentes que deviam zelar pelo mesmo, concluindo com um apelo para a subscrição de uma petição para a qual deixamos aqui acesso.





Em virtude do Jornal ser da corrente semana não será conveniente fazer uma ampla publicação do mesmo, ficando aqui informação de que além do que publicamos e do artigo citado atrás, inclui o jornal mais artigos relacionados com o alambor.

3 comentários:

Anónimo disse...

entidades competentes??? não são

Anónimo disse...

Sou amigo pessoal do Ernesto. Não existe homem que saiba tanto sobre Tomar.

Anónimo disse...

É mais um dos seus excelentes artigos.