Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

4/20/2010

LÁPIDE DE GUALDIM PAIS

O desenterrar do passado
Autoria: Semrosto
S

...a campa e respectivo epitáfio...

No seguimento do anterior post, onde se aborda a descoberta da lápide de D. Gualdim Pais, e a pedido do Degraconis, recolhi a informação que venho agora disponibilizar-vos através de um post, o meu primeiro sozinho por sinal. Andava a preparar-me para um outro post sobre uma insólita imagem de Tomar com que deparei-me mas o destino obrigou a minha participação começar pelo Gualdim Pais.

No jornal regional A Verdade de 1895 – ano com múltiplos acontecimentos de bastante interesse – e no mesmo dia em que é dada à estampa a carta de Vieira Guimarães que apela para que se edifique um monumento em memória do fundador da cidade, surge na última página uma notícia de última hora: Descoberta da Lápide de Gualdim Pais.

Remete esse pequeno artigo de última hora para a edição seguinte, na qual então iriam dar conhecimento da importante descoberta. É esta a notícia que publico na integra com muito agrado e que espero que seja legível visto não estarmos com tempo para a colocar em texto. Porém esperamos nos próximos tempos transcrever o texto para uma forma de mais fácil leitura. Caso alguém o faça entretanto agradecemos que nos envie para publicação imediata, e para esse efeito podemos mesmo mandar o jornal.

Antes de deixar-vos na paz do senhor para lerem a notícia, sublinho que a lápide não foi a única descoberta desse mês, e poderão dar conta de uma outra que se encontra no fim do texto e para a qual o Degraconis alerta visto a lápide ser já bem conhecida e a outra ser apenas do conhecimento de alguns. Encontra-se no pórtico e infelizmente não temos foto que permita ver nitidamente o que irá ser descrito. Sabem porque foi descoberta a lápide? Temos resposta mas que não está no texto.
S

(ver este texto no tópico)

Deixaremos no entanto aqui uma foto relativa à segunda descoberta que é descrita na parte final do texto. Diz-nos Vieira Guimarães que a data inscrita pode eventualmente ser coeva do tempo em que Gualdim Pais ainda era vivo. Esta incrição tem sido esquecida por todos e vista por poucos, apesar de estar à frente de toda a gente que visita a igreja.

"Na porta principal em duas pedras vêem-se algumas letras, indicando que grande inscrição alli tivesse existido. Do que resta mais nitido só ha a palavra Era e mais 2XIII que parece indicar o ano da fundação daquele templo. (...) somos levados a crer que será a de 1213, nos quais tirando os 38 anos de avanço da Era de César teremos o ano 1175, ano em que o Gualdim ainda era vivo."

No meu próximo post, ainda antes da publicação da insólita foto de Tomar antigo, irei tentar transcrever a carta do Vieira Guimarães que culminou na edificação da estátua que tentei proteger com o Voltron à duas semana.

COMENTARIOS NO TÓPICO "DO TEMPLO DE SANTA MARIA" DO FORUM

(pag 7)