Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

12/03/2008

A PEDRA OBLÍQUA DE SANTA MARIA

AUTOR: DEGRACONIS

Após o artigo da Crucificação de Santa Maria, eis a Revelação. Serve este Post para revelar parte das investigações que se efectuaram no ano transacto e as suas consequentes conclusões, se bem que provisórias. Por falta de oportunidade e alguma preguiça para a escrita, só agora é apresentado ao Blog, não obstante já ser do conhecimento de quem tem participado nos jantares.


Como é do conhecimento de todos, corre por tradição em Tomar velhas historias sobre secretas galerias e subterrâneos que ligam diversos pontos de Tomar.

O único referenciado em documentos com alguma antiguidade, seria o que tem início em Santa Maria e terminaria na Torre de Santa Catarina, ou vice-versa. Se na torre de Santa Catarina temos o problema de estar parcialmente aterrada e não ser possível encontrar vestígios do acesso a esse túnel, em Santa Maria temos algo de substancial, a LAJE OBLIQUA.

As escavações efectuadas em Tomar (margem esquerda) permitiram encontrar camadas de terras sedimentares ou de aluvião, que indica terem sido essas terras do tipo pantanosas, impossibilitando a construção de túneis seguros e que passassem por debaixo do rio Nabão, pois teriam que descer a grande profundidade sujeitando-se a infiltrações ou desabamentos.

Contudo, podemos pensar que essa grande laje de dois metros por um, que se encontra em frente ao absídolo do lado da Epístola e se diferencia das outras pelo seu tamanho e posição obliqua, seria a entrada para uma cripta invés do acesso ao tal túnel de que falam as lendas. Túnel que alguns afirmam já terem penetrado sem contudo o terem percorrido mais do que alguns metros, outros dizem que houve quem muito se aventurasse e nem tivesse regressado.
A possibilidade da existência de uma cripta é legítima dado não ser atípica a presença destas em locais como Santa Maria, amiúde das vezes com a intenção de preservar relíquias sagradas. Na igreja da Graça em Santarém constatámos a existência de uma. Alias, este tema de Santarém já foi abordado noutro post. Recordo que inicialmente era em Santa Maria que estava guardada a relíquia de S. Gregório de Nazianzeno que podia eventualmente estar nessa cripta

Outras lendas, impulsionadas ou mesmo principiadas, pelo livro Gisors ou Tomar do Guiguand, apontam que debaixo do castelo ou charola estaria escondido algum tipo de tesouro templário. Sobre este assunto, de uma possível cripta debaixo da Charola existe relatos que nos dão uma forte indicação de ter existido algo. Esses relatos chegam mesmo a dar detalhes precisos sobre o que foi visto. Reportam-se estes relatos ao último século e mais não se pode adiantar por solicitação expressa de quem sabe do assunto.

No entanto, empreendeu-se há umas décadas a escavações no castelo, quiçá na procura da veracidade dessas lendas, tendo-se encontrado uma cisterna. A cisterna junto à torre de menagem. Numa das suas extremidades há uns anos encontrava-se uma parede cimentada, e que poderia ser a entrada para um túnel de acesso à charola, visto estar nessa direcção, e uma e outra ficarem unidas por uma linha recta. Hoje julgo estar toda rebocada a cimento excepto os tectos abobodados. Eventualmente a laje que se distingue das outras no lajeado da Charola e que se encontra à frente da antiga Capela da Nª Sra. Dos Anjos seria o outro acesso a esse túnel. Não sendo este o assunto do post retomemos o caminho da devoção para Santa Maria.
Alias, é o facto de estar esta pedra em posição divergente e apresentar um tamanho considerável em relação às restantes pedras que tem levantado uma série de questões e divagações da mais diversa ordem. Não existe visitante a quem não seja essa laje mostrada acompanhada com a questão de ser diferente de todas as outras e apontar a entrada para um suposto subterrâneo.

Antes de avançar, gostaria de recordar que nos escritos que abordam este eventual túnel não se verifica referencia alguma a esta pedra. Tal só se constata nos escritos das últimas décadas. A causa possível poderá ser a sua inexistência em período anterior à década de 40, altura em que talvez se tenha procedido a algumas mudança no lajeado do chão de Santa Maria (mas que julgo que não pelas descrições das obras). Contam as histórias orais que nessa altura foi posta essa grande pedra para tapar o acesso do túnel que se descobriu, e ao qual acederam algumas pessoas. Destas histórias outros poderão dar informações nos comentários.

Para se entender e descobrir novos factos, há que ir aos locais, senti-los e reflectir. A informação prévia é crucial para se conseguir fazer algumas descobertas, mas estas não se efectuam pela mera leitura de livros. Foi o que aconteceu. Uma tarde passada na igreja e a insistência de alguém sempre com a mesma pergunta.

Mas porque está a pedra então inclinada ou na diagonal em relação a todas as outras? A essa questão e sem uma resposta prévia formulada, surgiu a resposta e a prova imediata. E disto que vos venho dar conta. Coisa simples.

Resposta que dei na altura e que a mim próprio surpreendeu: A Pedra não está em posição estanha em relação às outras. São todas as outras que estão incorrectamente posicionadas. O chão foi todo alterado algures no passado, tendo esta mantido a sua posição original, Prova disso encontra-se no Púlpito.

O Púlpito assentava sobre o antigo lajeado, e quando se procedeu à mudança durante as obras na década de 40, não se levantou o Púlpito. Talvez por ser complicado e desnecessário. Deixou-se ficar este assente nas pedras anteriores à mudança. Pode não ter sido aquando destas obras, mas nas de 1840 dado ter havido alterações no pavimento nessa altura, ou pode mesmo ser anterior. Não conseguir verificar ou ter acesso a dados que permitam-me concluir quando o chão foi remexido. Espero que alguém forneça esses dados nos comentários.

Apenas apresentei esta possível teoria ao rapaz, o qual no dia seguinte juntamente com outro elemento do grupo foi com uma bússola verificar a orientação dessas pedras do púlpito e a da pedra obliqua. A direcção é exactamente a mesma. Prova essa que pelos vistos tem escapado a todos os que andam a divagar com essa pedra (ou não).

No boletim da câmara pode-se constar que quando questionada sobre a pedra, afirma nunca ter sido a pedra removida por ser excessivamente pesada.

Com este dois factos podemos já concluir que afinal são todas as outras pedras que estão na posição errada.

Conclusão breve, até porque isto é apenas parte da investigação, e muitas ilações e pistas podem agora ser seguidas. Estava eu na posse de conhecimentos mas nunca os tinha juntado. Das obras levadas a cabo e do que a câmara dá conta, que até pode não estar correcto, mas que juntamente com a constatação verificada no púlpito, assume toda a importância e dissipa duvidas sobre a orientação da pedra ser estranha. Não é estranha, seriam todas as outras.

Lembro que as sondagens efectuadas pelo meu homónimo do Politécnico apontam para inexistência de qualquer galeria debaixo dessa pedra. O Prof. Larchier foi peremptório nas suas afirmações tendo-se referido exactamente a esse facto verificado pelas sondagens. Contudo verificou-se a possibilidade de estarem em Santa Maria os restos mortais dos Mestres Templários.

No entanto, o mistério não morre aqui e julgo este post não ser funesto para a mítica templária, apenas nos orientou noutro sentido, porque podemos andar quinhentos anos para trás. A pedra está naquele local pelo menos há quinhentos anos, data do púlpito renascentista.
Enfim, coisas simples…


(a partir da pág 6)


244 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 244 de 244
Rui Ferreira disse...

Pronto Pronto!!

Rui Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEGRACONIS disse...

O site da DGEMN deixou de estar activo quarta feira. Precisamente quando fui para lá escavar umas fotos. Espero nao ter sido o culpado :(
É uma situação normal. Aguardemos que volte à normalidade brevemente.

Rui Ferreira disse...

Já agora se necessitarem "tradução" de algumas dessas fotos digam... já me tornei especialista!!! eh, eh, das do Convento claro!

DEGRACONIS disse...

Obrigado.
Bem precisava dessa ajuda há uns tempos valentes. Tive muitas dificuldades em reconhecer as fotos retiradas ao interior do topo da Charola. Só as reconheci por inteiro quando tive oportunidade de lá ir o ano passado.
Diga-me uma coisa sff. Verificámos que existia no topo da charola o que parecia ser as fundações da antiga cúpula. Estaremos certos? Descemos por uma escadaria que vai dar acesso ao claustro do cemitério. Eram essas as escadas utilizadas em tempos recuados?
Obrigado
(Vou de fds agora mesmo)

Rui Ferreira disse...

Certo, essa é a chamada Escada Militar, que descreve praticamente 90 graus na "circunferência" da Charola. Deve ter concerteza visto os restos de pintura mural, lá em cima...

Anónimo disse...

A charola do meio para cima não é Templária.Ela estava toda destruida no sec XV.

Anónimo disse...

Qual meio, o meio das ameias para cima, ou o meio das janelas para cima.
Aqui ninguém se esquece que na época de D. Manuel, um raio (dizem) atingiu a cúpula e a fez derrocar....
Se é essa metade que refere tudo bem, agora se considera que a actual charola está METADE reconstruída, lamento desiludi-lo, eu e o Paulo Pereira, o Rafael Moreira, o Ernesto Jana, o Álvaro Barbosa, o Jorge Custódio, etc...

Anónimo disse...

Talvez tenha razão.Mas existe um promenor que é a cubertura externa da charola ,não é toda igual,vêr a parte virada a sul.Desculpe se estou enganado,mas como se diz não existem verdades absolutas e até os medicos se enganam ao tratar dos doentes.Mas quem sou eu para desmentir tamanhas figuras da Historia Nacional.Só mais uma coisa a charola que foi feita no sec XIII e não no sec XII como se diz sofreu 3 tremores de Terra e foi atingida com um raio até ao reinado de D.Manuel,por isso é muito provavel que não seja a original.
Uma das pessoas que fala foi ela propria a me confirmar isso.

Anónimo disse...

É assim:
houve além do raio de facto tremores de terra, que danificaram a Charola. Não a demoliram, houve o de 1755 e o de 1919. anteriormente não se sabe ou não há docum..
Mas também não há docum. que atestem uma reconstrução total ou parcial da charola. Há no local as marcas de canteiro que atestas alguma uniformidade. De facto há paramentos EXTERIORES muito diversos, essa podem ter sido as reconstruções / beneficiações.. Mas as paredes da charola são muito grossas (cerca de 4 metros na base)
em 1190 a charola ainda não estava "acabada" e sofreu o ataque e cerco das tropas de Yacub Al'Mansor, se o términus das obras, nomeadamente daquilo que se convenciona ser a Charola do Tempo de D. Manuel, só aconteceu no séc XIII, terá sido nos primeiros 2 ou 3 anos...
Mas concordo consigo, não há certezas absolutas, há antes ideias chave!!

Anónimo disse...

SR(a) anónimo das 18.42 eu até vou mais longe aposto o que quizer como a "charola" de Tomar não é Templária.
Em breve vão aparecer provas disso.
Tomar é uma ilusão,nada é o que parece.

Anónimo disse...

Ora aí está um excelente tema para um novo tópico.
Proponho aos autores do blog que o publiquem pois este já vai longo.
Um abraço.

(Acabei de achar uma descrição sobre um episódio pitoresco que fez com que os frades fechassem todos os acessos do castelo aos túneis. É algo inédito, mas vai ficar para o novo tópico.)

Rui Ferreira disse...

Bela Sugestão
e belo assunto.

Oberon disse...

Saudações a todos!

A discussão até ao momento está muito boa de facto =)

Enfim, trago algumas novidades para todos os participantes: vamos lançar muito em breve um fórum!

A idéia é que além dos posts regulares que fazemos no blog, queremos, com o fórum, criar um espaço de discussão aberto a todos, onde são colocados temas para serem discutidos entre todos e no final as conclusões são publicadas no blog.

Estejam atentos!

Anónimo disse...

Já estava na altura de aparecer o forum.
Parabens pela iniciativa.
Tenho a certeza que não irá diminuir em nada o blog. Antes pelo contrário.
Força rapazes!

Anónimo disse...

Epá é melhor falar aqui no blog,no forum é muito complicado.
Pessoal ai do blog,voltem aqui!
Vocês com o forum não vão ter muita gente por lá e as pessoas ainda se vão afastar,com medo de serem conhecidas ou coisa parecida.

O templário

Rui Ferreira disse...

Não é nada!!

Continua-se a poder ser anónimo!
Basta não se registar... tem é limitações face aos users registados, experimente..faça lá um teste
escreva assim:
teste 123, teste lol!!!

Anónimo disse...

Isto parece que vai ser complicado.
No meu ponto de vista, o tópico transposto para o forum deveria ter sido um pouco mais recheado de informação sobre a charola e não ter sido limitado a algumas citações do blog.
Dado que há a possibilidade de anexar fotos e arquivos aos comentários, proponho que se use este tópico como demonstração de como o forum pode complementar o blog e vice-versa.

Anónimo disse...

Andam às compras para o Natal...

Anónimo disse...

Scaliburis estamos numa época chata,como diz é as compras o trabalho e alguns de nós já estão a fazer as malas para ir para fora.
Mas esteja descansado antes do Natal voltamos a carga.

Comprimentos fraternos

Anónimo disse...

prontos mataram o blog. desde o forum que ninguem mais escreveu de jeito aqui.

Rui Ferreira disse...

Por mim não, espero que os admin. coloquem aqui assuntos mais variados para debate.
Por exemplo, aqui pode-se discutir a situação da falta de um Museu em Tomar, algumas opções tomadas na gestão do património na zona histórica, dar a conhecer publicações sobre assuntos que a malta gosta, etc,

Acho que a grande diferença do forum é poder-mos colocar imagens e funcionar tipo chat, às vezes dá jeito....

Anónimo disse...

isso é vdd. Curti bué as imagens no forum. mas gosto mais de ver aqui os textos. nao ha-de ser nada, a malta habitua-se.

Anónimo disse...

O desenho que iam fazer?

Rui Ferreira disse...

Qual desenho???

Anónimo disse...

O scaliburis sugeriu fazer um desenho que nos desse ideia de como seria o tunel ou cripta de santa maria, baseando-se nas descrições que conhecia.
Acho que seria porreiro ver algo do genero.

Rui Ferreira disse...

Pois é Verdade!!!
Scaliburis manda lá o desenho pró fórum para a malta fazer outro tópico.

Eu, sinceramente, a Regaleira não me cai bem..., desculpa, não tenho feeling para aquelas lucubrações, é muito "moderno" para mim... é como os livros do Paulo Coelho, o do Dan Brown e as telenovelas da TVI.... Não tenho tempo nem pachorra, desculpa!

Anónimo disse...

O assunto da pedra não está concluido. É fácil perceber que o Degas pretende continuar esse texto.

Croqui, croqui.. venham lá ele.

Anónimo disse...

Sugiro que abram um tópico com o nome deste post

Anónimo disse...

Comentários aqui no blog já!!!aqui sim !é mais porreiro .

Anónimo disse...

es tonto

Anónimo disse...

A quinta regaleira já cheira mal!
Quero outros temas! que seca! Assim não tenha nada para me entreter... tenho mm que ir trabalhar... :/

Anónimo disse...

Eu sei onde fica a outra entrada para a igreja!O Subterranio tem uma entrada a vista de todos ehehe.

Anónimo disse...

pois até acredito, difícil é saber escrever a palavras subterrâneo. Vais longe assim vais. Espero que saibas pelo menos ler para seguires depois as indicações lá dentro.
sem ofensa

Anónimo disse...

pessoal, acho que este blog é que começa a cheirar mal. Acho que está morto há já alguns dias e ninguém deu por isso.

Anónimo disse...

es tu nao es

Anónimo disse...

nao, es tu quando abres a boca
iol
iol
iol

Anónimo disse...

é a derrocada

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZ, ZZZZZZZZZZ, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ....
uuuHHHÃ~~AÃÃÃÃÃ~!!!!
........
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ,
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ,

Anónimo disse...

e assim morre um blog...

Anónimo disse...

Morreu mesmo!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

PAZ Á SUA ALMA !

Anónimo disse...

Nao morreu, tu é que cegaste. Existe um forum. Paz aos teus olhos. lol

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 244 de 244   Mais recente› Mais recente»