Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

9/13/2008

Sepultura de um Mestre da Ordem do Templo


Ao muito distinto Arqueólogo Coronel Francisco Garcez Teixeira foi oferecida, há muitos anos, pelo proprietário de uma Quinta (Sr. Albino de Lima Simões) situada junto do Templo de Santa Maria do Olival, em Tomar uma pedra sepulcral que ali servia de ponte sobre o ribeiro Salgado.
A campa, que se encontra no Claustro da Lavagem, do Convento de Cristo em Tomar, é plana, tudo indica que não deve ser a tampa da caixa tumular, é trapezoidal e mede 2m x 80cm.
A pedra tem uma cruz chã, firmada em pé alto. O primeiro e segundo quartéis formados pela cruz estão no centro; o terceiro é ocupado por uma espada de folha larga, arredondada na ponta, com punho maçanetado(sic) e as guardas curvas, voltadas para a lâmina, na qual se encontra distribuídos três escudos boleados.
O Senhor Coronel Teixeira, experimentado epigrafista(sic) na época, somente leu, e com reconstrução de letras e sinais, o seguinte, em caracteres latinos curvilíneos de transição.

Epigrafia:

E:FOI:MAEST`:DO:TÇPLE:NOS:T`S:REINOS


(Obrigado Sr. Rui Ferreira!)
Faltam, como se vê, dois elementos importantes: o nome e a data do óbito, ou outra qualquer que identificassem a pessoa enterrada debaixo desta pedra.
Segundo o Coronel Teixeira tratasse da campa de um mestre dos Templários dos três reinos, pertence ao Séc XIII, época em que ainda a Heráldica não representava apelidos.

Quem era o Mestre ali sepultado????
Governaram os três Reinos o 13º Mestre, Martim Sanches (1228). O 14º Estêvão de Belmonte (1229), o 15º Guilherme Fellcom (1239), o 18º Martim Martins (1242), 19º Pedro Gomes (1247), o 20º Paio Gomes (1250), o 21º Martinho Nunes (1253) e por fim o 25º João Fernandes (1283).
Destes nomes, sabe-se que o último morreu em 23 de Maio de 1288, como referia o seu epitáfio no templo de Santa Maria do Olival. Temos, portanto de escolher entre os sete restantes.
Como se sabe então de quem é na realidade a pedra? Vamos então ver qual o elemento de aproximação do nome com as armas reproduzidas na pedra.
Para o Coronel Garcez Teixeira trata-se do Mestre Martim Martins, que segundo o livro O Mobiliário II refere que D. Martim Pires da Maia, casou com D. Teresa Martins e tiveram três filhos e duas filhas: «o primeiro houve o nome de D. Martim Martins que foi mestre do Templo».
Como se vê, provinha das boas linhagens do reino. Era bisneto de D. Egas Moniz de Riba de Douro e era o terceiro neto do Conde D. Gomes Nunes, de quem foi irmão D. Sancho Nunes, casado com uma irmã do nosso Primeiro rei.
Para os estudos da heráldica medieval houve necessidade de formar árvores de geração, agrupando as famílias e pessoas que usavam armas com os mesmos símbolos. Temos portanto uma família que reúne os escudos em que se vêem faixas, quer simples, quer carregadas, ou carregando outras peças.
Uma nota mais, as faixas e mesmo os símbolos utilizados só foram representados na heráldica desta família na baixa idade média.
Como podemos ver, a probabilidade do Senhor Coronel ter acertado, ao suspeitar que a campa mencionada fosse da sepultura de D. Martim Martins é bastante grande.

Apenas para realçar a importância deste estudo, achamos que cada vez mais há necessidade de todas as pedras tumulares, ou outras, sejam inventariadas e catalogadas, até para uma eventual exposição periódica ou permanente que acho de extrema importância para contextualização e enriquecimento do próprio monumento em sim, mas falando também da mais valia que seria para o publico em geral.

Bibliografia consultada:

- Anais da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo
- Portugal Templário: José Manuel Capêlo

215 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 215 de 215
Anónimo disse...

Calma que a nau já leva as velas prenhas de bom vento e sulca os mares lusos do quinto império.

Anónimo disse...

Qual quinto Império, qual quê! Voçes devem é andar a alucinar ó cambada de patéticos! O país prestes afundar-se e voçês a falar na grandeza do nosso Portugal. Não devem ser voçês que recebem uma ninharia de salario por mês, que mal dá para pagar as proprinas aos filhos e uma alimentação correcta e saudável!

Voçês não devem estar bem cientes da crise que se avizinha... e o pior de tudo é que portugal é o 1º país da Europa a afundar-se...


Por favor! Tenham piedade pelo menos uma vez na vida e já que que tem poder (se o tem!) usem-no a favor dos que mais precisam e não em vosso proveito proprio.. como nos têm habituado!!!

Zé Povinho, mais uma vez falou... infelizmente ninguem o ouviu... e finalmente se calou... com isto tudo apenas se ouviu o riso do rico que o enrabou... (mais uma vez!)

Anónimo disse...

Realmente não sei se Deus havera de ter pena desta gente.
Confundir alhos com bugalhos.
enfim ....O Zé tem lá calma ok!

Anónimo disse...

Ó zé, por que é que não vais pedir contas aos canalhas que ajudaste a eleger? Gostas da República, não é?
Gostas da democraciazinha que te acenaram há trinta e tal anos atrás, não gostas?
Foram eles que afundaram os teus sonhos, não nós! Por isso vai-te queixar a quem te enrabou este tempo todo. E tu deixáste...

Anónimo disse...

O Zé ainda deve ser novo de certeza!Tens muito que aprender sobre a vida.
Achas que é assim que vais longe na vida?ok.
Maís um p`ro cesto....

Anónimo disse...

Tá bonito! Voçês devem ser como os cavalos nos coches! Só vêm o que a pala vos deixa ver!
Não fui eu que fiz a revolução da Républica, mas já estou arrependido de ter participado no raio do 25 de Abril! nada mudou! agora os partidos ainda são mais fascistas!
Além disso quando alguem que se assume candidato e promete mundos e céus e quando chega ao poder faz exactamente o contrário... Srs.. esses não tem direito a mandar no nosso povo!
Eu nunca tive oportunidade de me tornar independente e de enriqueçer á minha custa! eu sempre fui explorado por patrões que só olhavam os lucros!
O que acho é que chega de dar regalias ao ricos... porque os coitados dos pobres já começam a passar fome caso voçês não saibam! (devem ser todos ricos pela vossa estupida e ignorante opinão!)

Mas é a sina do pobre trabalhar até morrer e morrer de trabalhar!!!
enquanto voçês ricos não trabalham o 1/4 daquilo que eu trabalho... tem mais que tempo para discutir aquilo que os vossos botões precisam... enfim... serão estes os templários (?) do reflexo da sociedade em que vivemos (?) que combatiam os enfieis e protegiam o povo(?)... não vos compreendo!

Zé povinho, não berrou.. apenas protestou... mas pelos vistos os ricos devem ter medo de perder a riquesa que os vossos partidos e "brutos" salário vos dão! enfim é a vossa justiça!

Anónimo disse...

Olha zezinho, eu conheci alguém que falava como tu. Fazia-se de coitadinho, que não tinha oportunidades, que era explorado...
Depois alguém lhe deu finalmente uma oportunidade e hoje ele é mais um desses novos ricos, imbecis, que sugam o sangue aos que os servem, etc.
Tal e qual como aconteceria contigo que também tivesses ipóteses de tal.
Já te conheço muito bem, zézinho.
Estás na Assembleia da tua república a sugar o povo e és representado em comarcas como a de Tomar que permite destruir o nosso património.
Quanto a ser Templário e rico, deixa-me que te diga que me faço deslocar no meu boguinhas que tem a marca Opel, modelo Corsa e tem 24 anos de idade. E ainda rola.
Não tenho empréstimos descontrolados aos bancos para fingir que sou alguém na vida e trato todos (menos os imbecis declarados) com o devido respeito.
Gosto do meu país e dos portugueses como eu.
E sou um pobre cavaleiro Templário. Com muita honra.
O que parece incomodar um pouco gentinha como tu.
Um concelho... vai-te catar!

Anónimo disse...

...e ó zé, vê se tiras as palas dos olhos e vê à tua volta quem te deixou assim tão revoltado.
Deixa de disparar para o sítio errado.
Talvez até venhas a ser um dia Templário.
Quem sabe?

Anónimo disse...

Só vê quem não quer ver...
com isto tudo o coitado do zé ainda é novamente "enr..tramado".. afinal de contas os pobres ainda levam cachaporrada por serem pobres... é se culpado por ser e não ser... que país este...

P.S. alguém me leve daqui para fora!

De qualquer maneira não sei o que tem isto a ver com os Templarios!? Ou será que estão a falar de terem o nome de pobres e por terem sido extintes pela sua riqueza?
Afinal de contas esta ordem/cumunidade impenetrável foi a 1º a cobrar juros por emprestimos...

Anónimo disse...

Ó tu do Opel!: Voas muito alto, para quem não tem asas!

Falas dos outros, como os outros falam ti, não? Pensas que é toda a gente como tu?

Para ti deve estar tudo muito bem, não tens de te ralar com nada apenas com o património… Mas quando há pessoas que além do património se preocupa com os partidos que nos governam para ti isso já é mau! Porque para ti ter um Rei era a solução! Olha não me ralo nada em ter uma Republica ou uma Monarquia o que queria era que fosse bem gerida! Ou Tu achas que o D. Carlos foi um bom REI, que para além da Caça e dos belos passeios e viagens que fazia, geria muito bem os nossos recursos?!? Apenas acho que o que está mal deve ser mudado, ou pelo menos tentar mudar para melhor!

Acredito pois que o “pobre” Zé até seja uma pessoa boa… enfim… descontente com a situação em que vivemos, pois acredito que não há-de ser o único! Afinal de contas cada vez há mais pobres! Espero é que não vejam todos ao blog queixarem-se… senão à que mudar o nome do blog para “Blog das lamentações”. Cabe aos administradores gerirem o conteúdo que aqui está exposto… pois por cada 4 comentários decentes tem 40 que é só porcaria…
Mas também não compreendo agora que arranjaram mais um administrador os conteúdos são os mesmos… nada de novo…

Bem já estou a escrever de mais…
Mas isto tudo pois não podia ficar calado ao ver o pobre do Zé a levar porrada apenas por criticar aquilo que está mal! Esses que lhe dão porrada, (esses sim! FDP!!!!) são os mesmos que prometem baixar os impostos e dar emprego, e a 1º coisa que fazem quando chegam ao poder é o contrario! E não me venham com a história do Opel até podia ter um jacto e 40 BMW´s! Desde que fosses uma pessoa justa, compreensiva, honesta, é o que baste! Aprende ó fascista de meia tigela!
Não se dá conselhos a não ser que alguém os peça!!!

Com isto tudo a torre em frente à igreja de Santa Maria dos Olivais já deve estar no ar… de tanto escavarem à volta!

Anónimo disse...

...as tristes figuras que fazem neste blog!

Anónimo disse...

Que confusão meu Deus..
Estamos num blog sobre tomar e Templários,vamos a ter calma ,politica fica para outros blogs.Já estou a ficar farto disto,assim não pode ser.
Se uns são Templários poís que o sejam,se são Maçons ou Rosa cruzes até opus Dei o que intressa ??Somos portuguêses isso sim é importante e temos uma Historia para nos orgulhar, temos de mostrar aos milhares que nos visitam (no Blog)que somos dignos de ser descendentes de todos aqueles que derramaram o seu sangue pela nossa nação.

JOÃO

Anónimo disse...

Muito bem João. O que fazem aqui "anti-fascistas" que chamam fascistas aos Templários?
São estes anti-tudo que antes do 25 de Abril esticavam o braço com a mão aberta e saudavam Salazar. Depois mudaram a casaca e desataram a chamar fascistas a toda a gente. Talvez para disfarçar o seu passado.
Sempre que aparecerem aqui a atirar-nos poeira para os olhos, serão desmascarados sem contemplação. Ajudaram a destruir um país que era um império e agora aparecem a culpar inocentes.
Fizeram o mesmo em 1307. Desta vez não sairão impunes!

Ricardo Branco disse...

Vivem caros leitores!

Da minha parte fico desiludido com as pessoas e comentários que este blog tem vindo a ter! Comentários esses que em nada enriquecem e aprofundam o tema proposto no post, assim peço novamente que as pessoas que realmente não querem participar nos temas propostos ou apenas se tornem leitores ou surgiram novos temas! Pois empatar e desviar do caminho que queremos continuar a seguir é de pessoas que não são a favor de um aprofundar de conhecimentos!

A censura é uma boa questão, em tempos chegou até ser muito utilizada por nós! Actualmente não sabemos até que ponto devemos usa-la… apagar todos os comentários que não acrescentem nada de novo ao post/tema proposto? Prefiro que sejam as pessoas a colaborar do que andar a apagar provocações que nada tem a ver com o tema!

De qualquer maneira estamos a pensar em reunir a malta novamente em Dezembro, para comemoração do segundo aniversário deste blog. Nessa altura será apresentado algumas soluções a este blog, que com o devido cuidado e já a pensar nos leitores que gostam de divagar, terão um espaço próprio, onde podem dizer as barbaridades que quiserem! Agora peço-vos contenção!

Também fica anunciado alguns post´s novos para breve!
Da minha parte penso que ficou tudo dito!
Peço a vossa compreensão!
Até breve!

curtidas no instagram disse...

Parabéns pelo o blog, está otimo o tópico. Adorei!

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 215 de 215   Mais recente› Mais recente»