Contacte-nos através do nosso email:
cethomar@hotmail.com

11/23/2007

Santa Iria VI – O Culto


*Mesmo em Thomar existem outros templos de culto á nossa Padroeira (Casa dos Tectos)


*Em Lisboa (algures na baixa), é de notar a presença na fita da cruz da ordem dos Templários... qual será a ligação?


*Santa Iria com o hábito beneditino.

Como sabem a história desta Santa remota ao longíssimo ano de 653, a 20 de Outubro, dia em que foi assassinada.

O Culto a Santa Iria sobreviveu ao passar dos séculos através do culto moçárabe, que a partir dai a através da conquista muçulmana expandiu-a por toda a Península Ibérica. Em Portugal á duas zonas onde se vê um maior culto contínuo são elas a Estremadura e o Ribatejo, sempre a norte do Tejo e ao Minho e Douro litoral. Dois pequenos núcleos situam-se na Serra da Estrela e no distrito de Vila Real, também há registo de outro caso isolado no Algarve e outro no Baixo Alentejo. Também há presenças de culto no Rio de Janeiro e na Galiza.

Contudo há quem desconfie da veracidade desta lenda… pois são bastantes as santas com o mesmo nome que a nossa Padroeira…: Santa Irene de Tessalónica, Santa Irene de Bizâncio, Santa Irene de Santorini, Santa Irene de Roma.

Existiu em Tomar, uma Confraria de Santa Iria em 1336. Houve dois hospitais de invocação a esta santa, um na Rua dos Moinhos e outro na Rua dos Oleiros e que o Infante D. Henrique incorporou com outros, no Hospital de Santa Maria da Graça.
Como já vimos anteriormente a Feira anual de Santa Iria começou no ano de 1626, tendo sido autorizada por D. Filipe II.

Em 1673, o Principe Regente D. Pedro, determinou que a Procissão de Santa
Iria, como padroeira de Tomar, fosse equiparada, á do Corpo de Deus que era a de mais categoria que se podia celebrar em Tomar.

Há um séculos atrás junto ao pego (cisterna no convento de Santa Iria), faziam as freiras todos os anos, no dia da festividade a Santa Iria, 20 de Outubro, duas solenes procissões: uma depois de cantadas, no coro, as vésperas, e a outra, cantadas as matinas,dirigiam-se todos ali pela meia noite, hora a que supunham ter a santa virgem padecido o seu martírio…

Era costume celebrar-se na igreja de Santa Iria, no dia da sua evocação, uma missa solene após a qual se lançavam á agua, cerca do Pego, flores que iam pelo rio abaixo, lembrado o seu martírio.

Santa Iria tornou-se também padroeira de Thomar, e o dia do seu assassinato foi durante muitos anos feriado municipal.

Foi a partir daí que Scálabis começou se a chamar Sant´Irene que posteriormente mudou para o corrente Santarém.

A padroeira é tão popular nesta região, que a lembravam também através de um provérbio: “Pela Santa Eireia, toma os bois e semeia”.

Sem comentários: